Brasil em Pauta deste domingo traz curiosidades sobre o 7 de setembro


O Brasil levou cerca de 20 anos para consolidar sua independência definitivamente. A afirmação é do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno. Em entrevista ao programa Brasil em Pauta deste domingo (5), Heleno falou um pouco sobre o processo histórico pela independência, o papel das Forças Armadas nesse contexto e o legado desse evento histórico para o povo brasileiro.

Segundo o ministro, foram diversas as batalhas travadas para que o Brasil conseguisse manter-se independente e com a mesma configuração territorial. Um exemplo foi a Guerra do Paraguai. O general conta que, na luta pela nação recém-criada, muitos se ofereciam como voluntários e até doavam cavalos para serem usados nas batalhas. “Essa foi uma época de afirmação da instituição militar no Brasil”, disse.

De acordo com Augusto Heleno foi a partir do 7 de setembro que começou a se formar uma identidade do brasileiro, uma “consciência nacional”.

O general falou também sobre a importância dos símbolos nacionais e sobre as escolas militares. A entrevista completa você confere no Brasil em Pauta deste domingo que vai ao ar às 19h30 na TV Brasil.



EBC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram