Coritiba vence no fim e aguarda rodada para celebrar acesso à Série A


O Coritiba está muito próximo de voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (14), pela 36ª e antepenúltima rodada da Série B, o Coxa derrotou o Brasil de Pelotas por 2 a 1 no Couto Pereira, em Curitiba, reassumindo a liderança da competição, de forma temporária, com 64 pontos – o Botafogo pode retomar a ponta nesta segunda-feira (15).

O acesso pode ser garantido já na segunda. Para isso, basta que o CRB (sexto colocado, com 57 pontos) não derrote o Brusque fora de casa. O Goiás (quinto, 58 pontos) é outro time fora do G4 que ainda pode alcançar o Coritiba. O Esmeraldino chega a 61 pontos se vencer o Remo, mas terá pela frente, na rodada seguinte, o Guarani (terceiro, 59 pontos). Isso significa que ou goianos ou paulistas não teriam como ultrapassar os paranaenses na tabela. Já rebaixado à Série C, o Brasil ocupa a lanterna da Série B, com 23 pontos.

Empurrado pela torcida, o Coritiba bombardeou o Brasil no primeiro tempo. Aos cinco minutos, o meia Robinho tentou de bicicleta na área, mas parou em defesa do goleiro Marcelo, que espalmou para fora. Aos oito, 29 e 44 minutos, o atacante Waguininho, o volante Val e o zagueiro Luciano Castán, respectivamente, acertaram a trave do Brasil. A equipe da casa ainda teve um pênalti a favor anulado, com auxílio do árbitro de vídeo (VAR), aos nove minutos.

Os anfitriões mantiveram a postura ofensiva no segundo tempo e abriram o placar aos nove minutos com Waguininho, completando de cabeça o escanteio cobrado por Robinho. O Coritiba tentou manter a pressão, mas quem balançou as redes foi o Brasil. Em uma rara tentativa de ataque dos visitantes, Paulinho cruzou da esquerda e a arbitragem deu toque de mão do também lateral Natanael, dentro da área. O atacante Erison bateu a penalidade e empatou.

O Coritiba foi para o tudo ou nada, pressionou e chegou ao gol da vitória nos acréscimos. Aos 48 minutos, o atacante Léo Gamalho aproveitou a sobra de uma bola alçada na área e mandou para as redes, decretando a festa da torcida no Couto Pereira.

Caso não conquiste o acesso nesta segunda, o Coritiba terá nova chance de obtê-lo no domingo que vem (21), às 19h (horário de Brasília), contra o CSA, novamente no Couto Pereira. No mesmo dia e horário, o Brasil recebe o Botafogo no Bento Freitas, em Pelotas (RS). As partidas valem pela 33ª rodada.

Vitória atropela e deixa Z4

Em Salvador, o Vitória deixou a zona de rebaixamento ao atropelar o Cruzeiro por 3 a 0, no Barradão. O Leão rubro-negro subiu para 16º lugar, com 40 pontos, e torce contra Brusque e Londrina, que jogam nesta segunda, para seguir fora do Z4. A Raposa, com 46 pontos, caiu uma posição, ultrapassada pelo Sampaio Corrêa no saldo de gols, aparecendo em 11º lugar.

Os baianos construíram o resultado todo no primeiro tempo. Aos três minutos, o atacante Thiago tentou auxiliar o sistema defensivo do Cruzeiro, após cobrança de falta do atacante Marcinho na esquerda, mas cabeceou contra a própria meta. Quatro minutos depois, Roberto foi lançado na ponta esquerda, escapou do também lateral Norberto e rolou na área para David aumentar a vantagem. O atacante marcou outro aos 34, ao tabelar com o meia Alisson Santos e bater cruzado.

A saga do Vitória para se distanciar do Z4 continua na segunda-feira da próxima semana (22), às 18h, diante do CRB, no Rei Pelé, em Maceió. Antes, na sexta-feira que vem (19), o Cruzeiro visita o Sampaio Corrêa no Castelão, em São Luís. As partidas valem pela 37ª rodada da Série B.





EBC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram